Wednesday, April 22, 2009

Dia da Terra

O dia da Terra passa quase despercebido em Portugal. Criado em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Neson, manifesta-se essencialmente nas escolas do país.» A notícia completa aqui.



Nos caixotes de lixo municipais da Aroeira, onde vivo, onde só devia entrar lixo orgânico, em sacos devidamente fechados, por respeito a quem tem a tarefa ingrata, profissão, de fazer a recolha dos nossos desperdícios e afins, encontro sempre, sempre, sacos abertos com todo o tipo de embalagens, cartões, etc. Ainda há pouca sensibilidade e não tem a ver com os lugares onde se vive, é uma questão de mentalidade e preocupação ambiental. Afinal o planeta azul é a nossa casa desde há muitos anos a esta parte - acredito nas gerações futuras e muitas escolas estão a fazer um bom trabalho, mas, vá, vamos reciclar porque o benfício é de todos.

Sunday, April 19, 2009

Este blog não tem por conceito original ser polémico e falar de política e assuntos a ela relacionados

Este blog não tem por conceito original ser polémico e falar de política e assuntos a ela relacionados, mas por conhecer bem e ter vivido de perto o drama dos terramotos senti a necessidade solidária de colocar esta notícia aqui.

O que mais choca é a insensibilidade de certas pessoas para o exercício de funções executivas de elevado cargo. O actual, e completamente inconveniente em variadíssimas áreas, primeiro ministro italiano, devia ser demitido ou melhor, nem devia ter sido eleito da primeira vez muito menos da segunda:

'Não sabemos como será viver assim sem outra escolha, quando antes se tinha tudo. Dormir dentro de uma tenda com mais seis ou quinze pessoas que não se conhece.

Ter de esperar em longas filas para tomar o pequeno-almoço, para almoçar e para jantar. Ter de pedir papel higiénico.

Ter de usar as casas de banho de plástico sujas e nauseabundas partilhadas com outras mil pessoas. Ter de tomar banho em duches comuns. Ter de comer em bancos de jardim ou no chão.

Não ter roupa própria ou sequer pasta de dentes. Não por um fim-de-semana de férias, como Silvio Berlusconi chegou a dizer numa tirada infeliz, esta quarta-feira, mas por tempo indeterminado, sem saber quando se poderá voltar a sentar no nosso sofá ou cozinhar a nossa comida.

Pior ainda, ter de suportar a perda de um filho, de uma mãe ou de um amigo longe do conforto das nossas coisas, longe das paredes que guardam as memórias que nos dão alento.'

notícia daqui

Thursday, April 9, 2009

A Páscoa tem sido

A Páscoa tem sido, de há uns tempos para cá, um tempo de reflexão interior nesta convergência e divergência que é a vida dividida em dois planos, dois eixos, que confluem continuamente. Manifesta-se a necessidade de meditar sobre a violência que foi infligida a um homem Santo, sentindo, como partícula integrada na consciência maior, a magnitude da Sua existência espiritual de ser uno com Deus e na certeza de uma vida depois desta, onde a consciência se manifesta plenamente. É urgente praticar a compaixão no planeta, pelo planeta e por todos os seres sencientes, e há ainda as mudanças que o coração tem de fazer para deixar de se angustiar, portanto, amar [sem lamechices].

"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?" Mahatma Gandhi

Peace & love - Paz & amor :)